Aumenta o número de católicos em Charlotte – EUA, e cidade ganha novo seminário

Igreja

Diante de um grande crescimento de católicos na região, a Diocese de Charlotte, nos Estados Unidos, precisou abrir um novo seminário para atender a todo o povo! A inauguração do Seminário de São José aconteceu no dia 15 de setembro.

Em entrevista ao portal Catholic News Agency, o bispo de Charlotte, Mons. Peter Joseph Jugis, louvou a Deus pelo novo seminário: “Ainda que tenhamos sido abençoados com muitos sacerdotes bons e santos, necessitamos de mais para satisfazer as necessidades do nosso rebanho em rápido crescimento. Por isso, é essencial que façamos todo o possível para formar os jovens, para estarem prontos para servir nas nossas paróquias quando chegar o momento”.

Um post na página do Seminário no Facebook diz: “Faz dois anos que iniciamos o novo projeto do seminário”. E continua: “No ano passado instalamos uma cruz feita à mão ao lado do seminário, enquanto ele era construído. Hoje damos graças a Deus por cortar oficialmente a faixa e abençoar nosso novo seminário com o bispo Jugis. Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!“.

Uma terra onde a fé cresce cada dia mais

No site do seminário, a explicação do fenômeno: “Em 1876, os monges beneditinos plantaram suas raízes na Carolina do Norte, que se tornou o último estado católico do país. Eles construíram um monastério, uma universidade e em 1892 a primeira e única catedral da abadia da história dos Estados Unidos. Ainda sim, a Carolina do Norte foi o último estado na União a ter a sua própria diocese (Diocese de Raleigh)”.

“Em 1972, a Diocese cresceu para cerca de 70 mil católicos. O Papa Paulo VI criou a Diocese de Charlotte. Desde então, a população católica cresceu dez vez mais“.

“A Diocese de Charlotte tem agora 92 paróquias e missões e 140 padres; a vida nestas paróquias é vigorosa, com florescentes programas para ensinar a religião, receber os sacramentos e servir os pobres. Tudo indica para um crescimento contínuo, e católicos de outras áreas descobrem a beleza e a vibração da Carolina do Norte – e não-católicos da Carolina do Norte descobrem a beleza e a vibração da fé católica“.

E completa: “Providencialmente, o número de homens sendo chamados ao sacerdócio também cresceu. Até agora, jovens rapazes discernindo a vocação foram enviados para seminários distantes. Em 19 março de 2016, o bispo Peter J. Jugis fundou o Seminário de São José para ajudar a formar padres aqui na Diocese de Charlotte, onde eles irão um dia servir”.

Estrutura e obras do seminário

De acordo com um jornal Charlotte Observer, a construção do seminário foi possível graças a um projeto promovido pela Diocese para fomentar a formação de novos padres. Antes, os seminaristas viviam em um antigo convento e em outras residências próximas à paróquia.

O novo seminário é feito em estilo gótico e conta com 40 salas de aula, uma sala de conferências, refeitório, cozinha, quartos para convidados, capela e um claustro para meditação. Dos 20 milhões de dólares necessários para a obra, U$ 15,5 milhões já foram arrecadados com a ajuda dos fiéis que aderiram à campanha.

“Esta é uma estrutura duradoura que é tradicional e moderna, com beleza e funcionalidade, que esperamos que inspire as futuras gerações de católicos do oeste da Carolina do Norte a continuar nossa missão de compartilhar o Evangelho”, disse o Pe. P. Matthew Kauth, reitor do seminário.

“É um lugar sagrado onde aqueles que se sentem chamados a servir a Deus podem ser nutridos e cimentados em uma fé que se manterá ao longo de suas vidas”, completou o bispo Peter Joseph Jugis.

POR: CHURCH POP