Bispos da África do Sul lançam novo plano de evangelização e de ação pastoral

Igreja na África

A SACBC, Conferência Episcopal que engloba a África do Sul, o Botswana e o Reino do Swatini (antiga Swazilândia), é presidida por D. Sithembele Sipuka, Bispo de Mthatha.

Ao anunciar o próximo lançamento do  novo Plano Pastoral, o bispo disse que é desde 1989 que o Plano Pastoral tinha sido centrado no tema “Comunidade, ao serviço da Humanidade”. Um Plano que – disse D. Sikupa – foi bem sucedido na atenção às necessidades das pessoas na região ao longo de anos.

Mas depois de uma reflexão entre os bispos e o povo de Deus, chegou-se à conclusão – disse –  de que a situação mudou e hà necessidade de a ela responder de forma diferente. Daí que tenham optado por um novo plano pastoral com o título “Evangelizando a Comunidade ao serviço de Deus, da Humanidade e de toda a Criação”.

Este novo Plano será lançado na Igreja Católica Rainha do Mundo em Soweto no próximo dia 26 de Janeiro na presença de todos os bispos da SACBC  – afirmou o Arcebispo convidando os fieis a estarem presentes. Disse ainda que também o Presidente da África do Sul foi convidado a presenciar ao acto. Não hesiteis em participar para testemunhar este momento em que queremos fazer com que a nossa fé católica responda às necessidades do nosso tempo – escreve num comunicado em que oferece pormenores do novo Plano Pastoral.

VATICAN NEWS