Emocionante: Estudantes Católicos da Louisiana-EUA resgatam cruz de igreja destruída por furacão

Igreja

O furacão Laura causou devastação em mais de um terço da Louisiana no final de agosto. A tempestade de categoria 4 foi impiedosa para muitas das igrejas católicas na Diocese de Lake Charles.

O bispo Glen John Provost disse que todas as 39 igrejas e sete missões da diocese sofreram danos.

O apoio financeiro e as mensagens de solidariedade de fora da diocese têm sido generosos, mas também tem havido muita união por parte dos católicos da região.

No sábado, um grupo de alunos católicos da St. Thomas More High School, em Lafayette, carregou um crucifixo pesado da Igreja Nossa Senhora Estrela do Mar, em Cameron. A paróquia fica a menos de um quilômetro do Golfo do México e sofreu muito com a tempestade.

It was a powerful day serving our neighbors in Grand Chenier, Pecan Island, Creole, & Cameron. It was an organically…

Posted by Lance Strother on Saturday, September 12, 2020

O grupo de alunos e seus pais “passaram o sábado ajudando as comunidades nas paróquias de Vermilion e Cameron enquanto elas trabalham para se recuperar”, relatou KATC News.

“Perguntaram-nos se poderíamos ajudar a resgatar um crucifixo de fabricação italiana, entre outras coisas. Acho que esta imagem ficará para sempre gravada em minha memória”, disse Lance Strother, da escola St. Thomas More.

A julgar pelo vídeo postado na página de Strother no Facebook, não foi fácil. Em uma conversa com a Aleteia, Strother estimou que o objeto pesava quase 200kg.

Ele disse que a diocese terá que avaliar os danos em cada igreja e decidir quais podem ser restauradas. Nesse ínterim, a diocese pediu ajuda para guardar o crucifixo em um lugar seguro.

Como em muitas igrejas, a presença contínua de umidade representaria um perigo para esses objetos. “Basicamente, o pântano no litoral da Louisiana subiu com a tempestade foi levado para o interior”, explicou Strother, “o que significa que foi direto para aquelas igrejas. Então, há muita lama do pântano e tudo que vem dos pântanos – animais e assim por diante.”

O bispo Provost, escrevendo no site diocesano, disse que o Santuário de Nossa Senhora Estrela do Mar, em frente à igreja de Cameron, que foi construída para comemorar uma tempestade anterior, ainda está de pé.

“Esta lembrança da devastação anterior durante o furacão Audrey adicionará o furacão Laura à sua lista de catástrofes”, escreveu o bispo Provost. “Embora no centro da tempestade, a estátua ainda está de pé, aparentemente intocada. É um milagre! Nossa Senhora está nos lembrando de sua presença fiel e do cuidado permanente de Deus por nós.”

POR: ALETEIA