Escultura de Santa Rosa de Lima é feita em tamanho real no Peru

Arte/Cultura

Poucos dias depois da celebração de Santa Rosa de Lima no Peru, um artista local conseguiu fazer uma escultura em tamanho real que mostra como seria fisicamente o primeiro santo da América.

O autor é o artista peruano Walter Huamán, mais conhecido como Walt Wizard, que para realizar este trabalho teve que recorrer a várias fontes sobre Santa Rosa de Lima, padroeira do Peru, América e Filipinas, e cuja escultura está protegida no museu do Convento de Santo Domingo de Guzmán em Lima.

“Tive de recorrer a muitas fontes para fazer o personagem. A fonte foi a reconstrução forense, a pintura em seu leito de morte. Este trabalho poderia ter sido possível com a reconstrução forense. Existe um crânio de Santa Rosa até agora. A partir disso, eles fizeram uma varredura em 3D e puderam reconstruir como era o rosto de Santa Rosa “, disse Walt Wizard, em entrevista recente ao programa” 24 horas “local.

View this post on Instagram

🇵🇪👏🏻 ¡Así veríamos a Santa Rosa de Lima hoy! El artista peruano Walter Huamán, conocido como Walt Wizard en el mundo artístico, ha configurado una efigie de la patrona de América y Filipinas con un realismo que sorprende, luego de seis meses de arduo trabajo al lado de su equipo. La estatua, mide 1.60 m. y se trabajó previa reunión con el padre Enrique Ramírez, director del museo del Convento de Santo Domingo, quien brindó al artista información exclusiva para la reconstrucción específica del cráneo de Santa Rosa. Asimismo, para replicar el atuendo con detalle, ‘Wizard’ se reunió con especialistas internacionales en reconstrucción de ropa medieval, y la tela fue traída desde España. 📌Para conocer más detalles, visita nuestras 'stories' y elcomercio.pe Foto 📸: Omar Lucas #SantaRosadeLima #ElComercio

A post shared by Diario El Comercio (@elcomercio) on

A estátua mede 1,60 metros e foi trabalhada detalhadamente por um período de seis meses graças à instrução do Padre Enrique Ramírez, diretor do museu do Convento de Santo Domingo, terciário do convento e vários especialistas na reconstrução de vestimentas medievais. No total, o artista utilizou 10 fontes diferentes, entre pessoas, escritos e material audiovisual.

Para criar a pele da estátua, ele usou silicone médico, que ao toque lembra a pele humana. As roupas usadas foram enviadas principalmente da Espanha.

Em reportagem da revista Somos , conta-se que, quando criança, Walt Wizard visitava todos os anos a casa de Santa Rosa de Lima (1586-1617) e que seu trabalho atual era uma homenagem a essa devoção. O artista afirmou ainda que esta é a obra mais importante de seus quase 15 anos de carreira.

“Eu queria -de alguma forma- dar-lhe o seu reconhecimento”, reconheceu .

“Como um artista hiper-realista, tento chegar o mais perto possível da realidade. Santa Rosa ajudava nas finanças de sua família tecendo e cultivando a terra. Isso se reflete em suas mãos. Esses detalhes, que parecem mínimos, são replicados ”, acrescentou a artista.

A estátua de Santa Rosa faz parte de um projeto para o Bicentenário do Peru em 2021. Ela será apresentada ao público em uma exposição virtual no domingo, 30 de agosto, por meio do Facebook de Walt Wizard .

POR: ACI PRENSA