Festa de São Gennaro é amplamente celebrada em Nova York, EUA

Igreja

Mais de um milhão de pessoas na cidade de Nova York, Estados Unidos, participam nas festas de São Gennaro no setor da Pequena Itália. A celebração dos fiéis católicos provenientes da Itália cresceu com os anos e chegou a converter-se no festival mais importante da cidade.

O ponto mais notável da festa é a Eucaristia solene na memória litúrgica do Santo, no dia 19 de setembro, no Santuário do Preciosíssimo Sangue, o templo irmão da Antiga Catedral Basílica de São Patrício, seguida de uma procissão à luz das velas no bairro italiano. O templo resguarda uma relíquia do sangue do Santo, doada pelos Frades Franciscanos.

Esta Eucaristia foi o início do festival atual, já que os imigrantes italianos de Nápoles e a região de Campânia, por seu número e devoção, fizeram notável a memória litúrgica na cidade. À Eucaristia se acrescentou a procissão, e depois se somou uma pequena feira nas ruas nas quais participaram os devotos depois de concluir os atos religiosos. Atualmente a feira se estende por onze dias.

De acordo com o Santuário, os imigrantes italianos napolitanos se encomendaram ao seu Santo Padroeiro nos Estados Unidos da mesma maneira como o haviam feito em sua pátria: “Nos Estados Unidos, onde os imigrantes italianos enfrentaram novas dificuldades, recorreram a intercessão de São Gennaro para protegê-los de enfermidades infantis como a polio, a influenza e a tuberculose, que eram comuns em seus bairros pobres”.

Gaudium