Igreja no Pará acolhe Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

Arte/Cultura

A cidade de Castanhal, no Pará, acolherá entre os dias 17 a 20 de setembro a 12ª edição do Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra.

Promovido a cada dois anos pela Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do Setor Espaço Litúrgico, o evento será realizado em parceria com a Faculdade Católica de Belém e a Diocese de Castanhal no Pará, que acolherá o evento no Cenóbio da Transfiguração, centro de formação da Diocese.

O encontro tem por objetivo incentivar um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja, favorecendo assim, o intercâmbio de experiências e a formação.

São convidados a participar, estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos.

O evento é também voltado para todos os que têm algum envolvimento tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

Apesar de começarem a ser projetados em 1967, os Encontros Nacionais só tomaram forma no ano de 1996, alcançando um número cada vez maior de participantes, tornando-se um evento oficial para a Igreja e o mundo acadêmico.

Interessados poderão se inscrever até o dia 31 de agosto através do site oficial do evento: http://enaas.espacoliturgicocnbb.com.br/.

Fonte: Gaudium