Irlanda do Norte: Mais de 400 ataques em locais católicos nos últimos 3 anos

Igreja

Os locais de culto na Irlanda do Norte foram submetidos a mais de 400 ataques registrados nos últimos três anos, de acordo com dados recentes publicados pela instituição de caridade cristã Christian Action Research and Education (CARE).

Na sequência de um pedido de informação para o Serviço da Polícia da Irlanda do Norte (PSNI), a organização contabilizou 445 crimes registados como danos criminais em edifícios religiosos, cemitérios ou cemitérios em 11 distritos policiais ao longo de um período de três anos.

“Em média, isso significa que um crime foi cometido contra um local de culto quase a cada dois dias”, disse a CARE em um comunicado divulgado em 21 de agosto.

Um dos exemplos mais recentes ocorreu no domingo de Páscoa de 2019, quando eles atacaram a paróquia católica do Sacred Heart em Ballyclare com tinta.

Nesse contexto, a CARE pediu “mais apoio a igrejas e outros edifícios religiosos”, e disse que irá a todos os líderes de partidos políticos para se comprometerem a estabelecer um fundo financiado publicamente, semelhante ao da Inglaterra e do Reino Unido. País de Gales, para a proteção de edifícios religiosos.

O fundo em questão foi criado em julho de 2016 e fornece recursos financeiros para locais de culto para comprar tecnologia de vigilância por vídeo, cercas e iluminação.

“O financiamento para o plano aumentou para US $ 1,8 milhão em 2019, com outros US $ 5,6 milhões para fornecer treinamento de segurança para locais de culto, mas neste momento não há nenhum plano comparável na Irlanda do Norte”, descreve a CARE.

Mark Baillie, diretor de política da Irlanda do Norte, disse que “os números são preocupantes” e “ações devem ser tomadas”, porque “em uma sociedade livre e democrática, ninguém deve temer encontrar-se com aqueles que compartilham sua fé em um mundo”. lugar de adoração “.

“Esses ataques deixam os grupos religiosos com danos materiais, custos de seguro potencialmente grandes e receios de futuros ataques. O plano de financiamento de segurança que está disponível na Inglaterra e no País de Gales para locais de culto deve ser estendido à Irlanda do Norte com urgência ”, disse ele.