Jack Charlton, vencedor da Copa do Mundo da Inglaterra, técnico da Irlanda, morre aos 85 anos

Esporte

Jack Charlton, vencedor da Copa do Mundo de futebol com a Inglaterra, que se tornou a queridinha da Irlanda depois de levar sua equipe a um sucesso sem precedentes como técnico, morreu aos 85 anos.

Um comunicado da família disse que o ex-zagueiro do Leeds United, que ajudou a Inglaterra a vencer a Alemanha Ocidental para se tornar campeão mundial em 1966, morreu pacificamente na sexta-feira em sua casa em Northumberland, norte da Inglaterra, após uma doença prolongada.

“Não podemos expressar como estamos orgulhosos da vida extraordinária que ele levou e do prazer que ele trouxe a tantas pessoas em diferentes países e de todas as esferas da vida”, dizia o texto.

Charlton levou a Irlanda à sua primeira grande final de futebol no Campeonato Europeu de 1988 e também os guiou às quartas de final da Copa do Mundo em 1990.

O primeiro ministro irlandês Micheal Martin foi um dos primeiros a twittar sua reação.

“Tão triste que soube da morte de Jack Charlton, que trouxe tanta honestidade e alegria ao mundo do futebol”, afirmou.

“Ele personificou uma era de ouro no futebol irlandês, a campanha da Itália 90 foi de pura alegria para o país. Ele nos deu memórias mágicas. Obrigado, Jack.”

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson prestou homenagem com um tweet: “Jack Charlton foi um grande jogador de futebol cujas realizações trouxeram felicidade a muitos”.

POR: REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DE AGÊNCIAS