Natal em São Tomé e Príncipe

Igreja na África

Natal, festa do nascimento de Jesus Cristo, é celebrado em muitos países do mundo e São Tomé e Príncipe, país católico,  não foge à regra.

Tal como em vários outros países, também na sociedade santomense o Natal é visto como a festa da família – garantiu o Padre Leonel Pereira entrevistado pela emissora cristã santomensae, Rádio Jubilar,

Para além da religião, culturalmente também se festejam o Natal em São Tomé e Príncipe. E os santomenses apropriaram-se da  festa, inculturando-a – referiu ainda o P. Leonel Pereira, evocando os chamados “passos” ou “fiaglesa”,  presépios típicos que jovens e adoslcecentes, sobretudo, faziam e colocavam à beira da estrada.

Já o cidadão  António Amaral, faz uma comparação entre a forma como se festejava o Natal em tempos passados: não faltavam meios com que festejar, cada um a seu nível, ia-se à missa do galo e havia troca de visitas também entre os que havitavam nas roças e os das cidades.

Olhando para a forma como se festeja hoje o Natal em São Tomé e Principe,. o P. Leonel Pereira considera ainda que se perderam alguns valores, mas a Igreja encoraja aqueles que ainda valorizam o aspecto familiar da festa  a irem para a frente nesta linha:

O P. Leoner Pereira, depoimentos recolhidos em São Tomé.