Patriarcado de Veneza promove Escola de Música Sacra para a Liturgia

Arte/Cultura

Preocupados pela qualidade da música sacra na liturgia, que implica tanto gosto como competência, o Patriarcado de Veneza na Itália colocou em prática a Pequena Escola de Música Sacra para a Liturgia; um espaço de formação que começará sua jornada no dia 09 de novembro com as primeiras lições, e que atualmente abriu suas inscrições.

Patriarcado de Veneza promove Escola de Música Sacra para a Liturgia.jpg

Tal como explica o Padre Luca Biancafior, diretor da nascente escola, trata-se de um novo serviço que se oferece a todas as pessoas que, na Diocese, acompanham no âmbito da música litúrgica, o qual é animado pelo próprio Patriarca de Veneza, o Cardeal Francesco Moraglia.

“O objetivo é formar pessoas que ajudem a assembleia a cantar, a estar ativas e não apenas como ouvintes pacíficos. Porque é apreciável que, por inclinação, disponibilidade e com um mínimo de preparação, se comece a tocar e cantar na igreja. Mas também é necessário formar-se para poder oferecer um serviço ótimo à liturgia e à assembleia”, expõem Biancafior.

A Pequena Escola oferecerá estudos bienais, com a possibilidade de especializar-se no terceiro ano. Para o programa de 2019 – 2020 se incluiu cursos obrigatórios, como Direção de coro, para aprofundar na técnica de direção de um coro litúrgico; Programação litúrgico-musical, no qual se aprofundará sobre os documentos do Magistério na matéria; e Ordenação do Missal Romano e do Lecionário.

Também haverá cursos específicos que os alunos poderão escolher livremente, como Canto Gregoriano, Órgão, que se realizará em três níveis: amador, base (com o estudo do pianoforte e do órgão), e avançado; além de Composição para a Liturgia, Guitarra clássica e Coro de Vozes Brancas.

Justamente, outro dos propósitos e anelos da Pequena Escola de Música Sacra para a Liturgia será a constituição de um Coro de Vozes Brancas, tal como o que existe na Catedral de Milão, que animará as liturgias e realizará concertos durante o ano.

Todos os cursos se desenvolverão aos sábados pela manhã, das 08h30 até as 13h na ‘Antica Scuola dei Laneri’, situada na Paróquia dos Tolentini.

Com esta Pequena Escola, o Patriarcado de Veneza responde ao convite que se faz na Constituição ‘Sacrosanctum concilium’ sobre a Sagrada Liturgia onde se assinala:

“Dê-se muita importância ao ensinamento e a prática musical nos seminários, nos noviciados de religiosos de ambos sexos e nas casas de estudos, assim como também nos demais institutos e escolas católicas; para que se possa ministrar este ensinamento, formem-se com esmero professores encarregados da música sacra”.

No dito documento também se sublinha a importância e dignidade que possui a música sagrada dentro da Liturgia:

“A tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável, que sobressai entre as demais expressões artísticas, principalmente porque o canto sagrado, unido às palavras, constitui uma parte necessária ou integral da Liturgia solene”.