Pia batismal do século V é sequestrada na região de Belém – Palestina

Atualidades

Uma obra da era bizantina do séc. V, identificada como uma pia batismal, que pesa aproximadamente oito toneladas, que possui um grande valor histórico, foi sequestrada na cidade de Tuqu’, região de Belém – Palestina.

A fonte batismal de pedra rosada, que fazia parte de uma igreja local da era bizantina, havia sido roubada no ano 2000 por revendedores não autorizados, que utilizaram uma enorme empilhadeira para levar o objeto. Somente dois anos depois ela foi recuperada e colocada nas proximidades da casa do prefeito, aguardando a construção de um museu.

O receptáculo roubado tem 1500 anos e é uma das três raras fontes batismais talhadas em rochas rosadas. Uma das outras duas está na Igreja da Natividade e a terceira é conservada na Igreja Beit Jubrin.

Testemunhas viram soldados israelenses interceptando o caminhão que levava a pia (foto)

O direito internacional proíbe um Estado ocupante (Israel) levar antiguidades dos territórios ocupados. De acordo com Emek Shaveh, uma ONG local que trabalha na defesa dos direitos e heranças culturais, Israel tem uma longa história de má gestão arqueológica na Cisjordânia.

“Israel continua usando a própria posição de administrador dos sítios arqueológicos na Cisjordânia como método de estender a política de desmembramento da Palestina. É um gesto simbólico que no entanto deve ser condenado”, diz o comunicado da entidade. (EPC)

POR: GAUDIUM