Polônia celebra “Dia do Papa” e inicia comemorações do centenário de João Paulo II

Igreja

“Levantem-se! Coloquemo-nos em caminho!”

Este foi o lema que inspirou a Igreja Católica na Polônia nas comemorações do “Dia do Papa” no domingo, 13 de outubro, quando também foi festejado o 102º aniversário da última aparição de Fátima.

O evento do “Dia do Papa” neste ano foi especialmente dedicado ao pontificado de João Paulo II e serviu também para abrir as comemorações do centenário do nascimento de Karol Wojtyla, o Papa que veio da Polônia.

O “Dia do Papa”

O “Dia do Papa” é uma iniciativa que vem sendo organizada há 19 anos pela Fundação da Conferência Episcopal “Dzielo Nowego Tysiaclecia” (Obra do Novo Milênio), que financia estudos de jovens poloneses oriundos de áreas desfavorecidas, de zonas rurais e periferias de grandes cidades

A “Obra do Novo Milênio” foi instituída após o convite do Papa Wojty?a para “uma nova imaginação da misericórdia”.

No “Dia do Papa” deste ano numerosos eventos foram realizados em toda a Polônia.

O principal destes eventos comemorativos foi realizado na Igreja da Divina Providência em Varsóvia.
Por ocasião desta Missa, o celebrante, cardeal Kazimierz Nycz, arcebispo de Varsóvia, afirmou:
“Queremos mostrar João Paulo II aos jovens, sua santidade, a grandeza da oração, o amor pela Igreja e à Bem-aventurada Virgem Maria, assim como seu ministério”.

Centenário do nascimento de São João Paulo II

O dia de domingo serviu para que fosse aberto o ano do centenário do nascimento de Karol Wojtyla, que aconteceu em 18 de maio de 1920.
“Estamos felizes em encorajar não somente os jovens, mas todos a descobrir e aprender o ensino de São João Paulo II.

É a ele que devemos em grande parte as mudanças que tiveram lugar em nossa pátria.

Sua coragem, sabedoria e força de espírito nos ajudaram a mudar a Polônia”, declarou o padre Dariusz Kowalczyk, presidente da Fundação “Obra do Novo Milênio”.

“Obra do Novo Milênio”

A Fundação “Obra do Novo Milênio”, foi criada no ano 2000, após a sétima Viagem Apostólica de São João Paulo II à Polônia, em 1999.

A Fundação é conhecida não apenas por seu empenho em organizar anualmente o “Dia do Papa”, mas também por promover a designação do Prêmio “Totus Tuus”, o lema apostólico do Papa João Paulo II.

A área de compromisso mais importante da Fundação continua a ser as atividades educativas, sendo oferecida especialmente a promoção de oportunidades educacionais para jovens talentosos com poucos recursos.

No Dia do Papa de 2018, a fundação conseguiu arrecadar 1,875 milhão de euros para suas bolsas de estudo.

GAUDIUM