Quais são os 10 países com maior número de católicos?

Igreja

A Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, que enviou seus apóstolos para ir ao mundo e pregar a todos o Evangelho. Desde então o catolicismo se espalhou pelos cinco continentes. A partir do Oriente Médio, onde tudo começou, a Igreja Católica se disseminou pela Europa com ajuda dos romanos, e no resto do mundo através dos missionários europeus, se tornando uma das maiores forças orientadoras da vida das pessoas no planeta Terra. Atualmente a Igreja Católica, possui por volta de 1,3 bilhão de seguidores, sendo uma das religiões mais praticadas no mundo.

Confira abaixo a lista dos dez países com o maior número de católicos no mundo.

O Brasil lidera a lista com 126.880.000 católicos, por volta de 61% da população. O catolicismo chegou ao país através dos portugueses, que estabeleceram a primeira Diocese em terras brasileiras no ano de 1551.

Na segunda colocação aparece o México, com 98.820.000 católicos. A Igreja Católica foi levada à nação no século XVI através dos espanhóis. No início do século XX, o governo proclamou uma feroz perseguição aos católicos que originou a Guerra dos Cristeros.

As Filipinas mantêm o terceiro lugar na lista, com 85.470.000. Missionários espanhóis levaram o catolicismo ao território filipino, que atualmente é predominantemente católico, com 81,4% da população se declarando católica.

Os Estados Unidos seguem na quarta colocação, com 71.000.000 de católicos. A Igreja Católica chegou ao país através dos espanhóis (na Flórida, na Georgia e na Califórnia), dos franceses (em Louisiana, no Alabama, em Arkansas, em Illinois e em Michigan) no século XVIII. Já no século XX o catolicismo foi fortalecido com a chegada de imigrantes italianos e irlandeses.

A Itália, na qual está presente o coração da Igreja, o Vaticano, possui cerca de 50.474.000 católicos, conquistando o quinto lugar na lista. O país possui um amplo patrimônio histórico e artístico com valores e significados inestimáveis.

Em sexto lugar está a França, com 44.000.000 de católicos. O país possui uma longa história com a Igreja Católica, tendo inclusive reis que buscaram o apoio e orientação dos Papas. Na sétima colocação está a Colômbia, com 36.000.000 de católicos. A Igreja Católica chegou ao país no ano de 1508, e a primeira Diocese foi instalada ali no ano de 1534. Atualmente, existem 52 Dioceses e mais de 120 organizações religiosas nessa nação.

A Polônia, terra natal do Papa São João Paulo II, que é seu santo padroeiro, está em oitavo lugar na lista. O país possui 33.037.017 de católicos, um total de 85,5% da população. Os poloneses guardam com carinho sua Fé Católica.

Em nono lugar está a Espanha, com 32.364.000 de católicos. O país tem em sua história vários capítulos ligados à Igreja, que incluem a guerra pela Fé contra muçulmanos e a Inquisição espanhola no século XV. Apesar da maioria da população se afirmar católica, estima-se que apenas 15% pratica a Fé.

A lista é concluída com a República Democrática do Congo, que possui 28.700.000 católicos.

A Igreja Católica além de atuar como mediadora de conflitos, tem ajudado o país na construção de escolas e hospitais

Gaudium