Rio de Janeiro: Frades Capuchinhos prontos para tradicional bênção do começo de cada mês

Igreja no Brasil

Os Frades Capuchinhos da Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, (Rio de Janeiro) já estão prontos para a tradicional bênção da primeira sexta-feira do ano.

Todas as pastorais da Arquidiocese estão mobilizadas para fazer a cobertura ao longo de todo o dia. A cerimônia, que ocorre nas primeiras sexta-feiras de cada mês, já se tornou um patrimônio cultural carioca, junto com a procissão da Festa de São Sebastião, realizada no dia 20 de janeiro.

Também conhecida como ‘bênção dos barbadinhos’, a tradicional bênção será dada após as Santas Missas que serão celebradas na Basílica nos seguintes horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17, 18h e 19h. O Santuário de São Sebastião fica localizado na Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca, próxima à estação do Metrô Afonso Pena. Na ocasião também será feita a distribuição de garrafinhas com água benta.

A origem desse costume se iniciou no ano de 1886, quando o Frei Fidélis de Ávola, fervoroso devoto de Nossa Senhora de Lourdes, após ser curado de uma grave enfermidade utilizando água benta, mandou construir uma gruta dedicada à santa, ao lado da Igreja de São Sebastião, localizada no extinto Morro do Castelo, no centro do Rio, dando continuidade, após a sua transferência, na atual Igreja de São Sebastião, na Tijuca.

GAUDIUM