Turquia converte mais uma igreja em mesquita

Atualidades

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, transformou a histórica igreja de São Salvador em Chora, em Istambul, em uma mesquita nesta sexta-feira, 21.

Em um edital publicado no Diário Oficial da Turquia declarou que “a administração da mesquita seria transferida para a Diretoria de Assuntos Religiosos e (a mesquita) aberta ao culto”.

Não há informações sobre quando as primeiras orações muçulmanas serão realizadas no templo ou o que será feito com as obras cristãs ali presentes.

O local é um dos prédios bizantinos mais famosos do país e foi construído perto das antigas muralhas da cidade de Constantinopla.

Além disso, a construção contém mosaicos que mostram histórias bíblicas — eles haviam sido cobertos quando a cidade foi dominada por muçulmanos, em 1453, mas expostos novamente há 70 anos, quando foi convertido em museu.

Erdogan, cujo partido está vinculado ao Islã, também transformou a famosa igreja de Santa Sofia em uma mesquista neste ano.

O presidente, inclusive, participou das primeiras orações em 86 anos ao lado de centenas de fiéis. Ali, as imagens cristãs foram cobertas por cortinas.

Líderes religiosos e de países ocidentais estão criticando o movimento, dizendo que conversões como essas podem aprofundar divisões religiosas.

POR: REUTERS